Hashtags: o que, quando, onde, como e por quê?

Hashtags

Já bem disseminadas, o uso das hashtags já são bem mais frequentes nas redes sociais. Algumas pessoas as odeiam e algumas pessoas as amam. Mas você sabia que as postagens com pelo menos um hashtag no Instagram significam 12,6% mais engajamento do que posts sem uma hashtag?

Neste artigo vamos entender tudo o que é importante saber sobre o uso de hashtags. Aprenda a usar hashtags estrategicamente e saiba como obter melhores resultados. Pronto? Vamos lá!

O que?

hash + tag: uma palavra ou frase precedida por uma marca de hash (#), usada dentro de uma mensagem para identificar uma palavra-chave ou tópico de interesse e facilitar a busca por ela. Sempre que um post utiliza uma hashtag, ele pode ser indexado pela rede social e tornar-se pesquisável/detectável por outros usuários, mesmo que não sejam seguidores. Uma vez que um usuário clica nessa hashtag, ele consegue agregar todas as postagens com a mesma hashtag, em tempo real.

A primeira vez que uma hashtag foi utilizada em uma rede social, foi feito por Chris Messina – ex-funcionário do Google. Ele foi oficialmente creditado como a primeira pessoa que twittou usando uma hashtag. Este tweet famoso aconteceu em 2007, e desde então demorou algum tempo ainda para a prática pegar.

Quando?

Todas as postagens que você cria podem ser acompanhadas por uma breve mensagem ou uma legenda e algumas hashtags. Assim as hashtags ajudam a organizar e categorizar fotos e conteúdo de vídeo, auxiliando no processo de descoberta e otimização de conteúdo.

Por exemplo, um blogueiro gastronômico pode publicar uma foto de um lindo prato preparado por ele, em seguida, usar os hashtags #food  #superfoods #slowfood #confortfood direcionando os usuários com interesse neste assunto a visualizarem sua postagem.

Onde?

As hashtags surgiram fortemente no Twitter, categorizando assuntos e dando origem aos Trending Topics – assuntos mais populares do momento. Seu uso auxiliava na classificação das postagens limitadas a 140 caracteres.
Atualmente é possível utilizá-las em diversas redes sociais, facilitando a organização de conteúdos publicados.
A maioria das redes sociais começou a usar hashtags depois que o Twitter aceitou seu uso, e cada rede social os usa de forma diferente. Seguem algumas dicas para usar corretamente nas principais redes sociais:

  • Twitter: No Twitter, as hashtags são usadas para encontrar assuntos. Enquanto o seu perfil for público, as pessoas podem encontrar as postagens nas quais você faz uso de hashtags. Os Tweets com uma hashtag geram o maior envolvimento. Mas o engajamento diminui quando você usa mais de duas hashtags.
  • Instagram: A finalidade de hashtags no Instagram gira em torno da descoberta de conteúdo e da busca de usuários, expondo você a uma audiência maior. Um estudo descobriu que as postagens com pelo menos uma hashtag têm 12,6% mais de engajamento do que as que não possuem. Houve vários estudos sobre o número ideal de hashtags para usar no Instagram. Como os resultados tendem a variar, não existe um número universalmente definido. O ideal então é testar para ver o que obtém os melhores resultados com seu público, levando em conta que o  Instagram limita as hashtags para 30 por legenda ou comentário.
  • Facebook: Com muitos usuários com seus perfis privados, as hashtags que a maioria das pessoas usam em suas postagens no Facebook não são visíveis para o público e, portanto, estão limitadas às pessoas que o conhecem. Devido a isso, a maioria das hashtags públicas pertencem a influenciadores ou marcas. Sugere-se o uso de 1 e 2 hashtags por postagem. E de acordo com estudos realizados recentemente, no Facebook hashtags com mais de 10 caracteres podem receber um bom envolvimento.
  • Pinterest: No Pinterest as hashtags só podem ser clicadas em uma descrição do Pin. E ainda, as hashtags não são pesquisáveis no Pinterest, então para uma pesquisa, você precisará apenas pesquisar a palavra-chave para encontrar o conteúdo.
  • Linkedin: uma das últimas redes sociais principais a experimentar as hashtags. No Linkedin, eles funcionam apenas no celular (em termos de ligação ao conteúdo relacionado) e, como tal, parece um pouco estranho na área de trabalho.

 

Como?

Basta utilizar a cerquilha (#) antes da palavra chave que você acha que irá classificar melhor o seu post.  Algumas dicas são importantes para que suas hashtags sejam bem indexadas:

  1. É importante lembrar que espaços não são identificados, portanto todas as palavras devem ser escritas juntas.
  2. Por outro lado, não insira todo conteúdo do seu post em uma hashtag. Forme expressões sobre o assunto do seu post que possam facilitar a indexação.
  3. Confira a ortografia da sua hashtag. Palavras ou expressões incorretas não irão relacionar seu post aos demais conteúdos do mesmo tema.
  4. Mantenha o perfil que deseja compartilhar posts com hashtags público. Perfis privados terão indexação restrita aos seus seguidores.

É sempre bom fazer uma pesquisa sobre as hashtags já utilizadas para o assunto que você quer indexar. Devido à popularidade de hashtags em mídias sociais, há uma série de ferramentas que você pode usar para ajudar na busca da hashtag perfeita.

Por que?

Quando usamos uma hashtag, deixamos aquele conteúdo disponível para qualquer pessoa que tenha interesse no assunto indexado por ela.

Usar uma hashtag correta (ou uma combinação de hashtags) pode ajudá-lo a expor sua marca para públicos grandes e direcionados. Assim, suas chances de atrair novos seguidores, obter mais seguidores e aumentar o engajamento são amplamente aumentadas pelo uso de hashtags!

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